Divisão de Acesso 2024
Com pênalti perdido nos acréscimos, Pelotas empata com o Lajeadense por 1 a 1
Lobo agora soma oito pontos e é terceiro colocado do grupo B após seis rodadas
Foto: Volmer Perez - DP - Áureo-Cerúleo, do volante Ramires, volta a campo no domingo, às 15h, em visita ao São Gabriel
O fantasma dos pênaltis segue atormentando o Pelotas. Se no ano passado o Lobo desperdiçou uma penalidade nos minutos finais de uma partida contra o Lajeadense e mais tarde caiu em decisão diante do Monsoon, nesta quinta-feira (6) o Áureo-Cerúleo deixou dois pontos importantes escaparem em um cenário muito parecido. O time saiu à frente do mesmo Alviazul de Lajeado. Cedeu o empate por 1 a 1 e, aos 46 do segundo tempo, Marcelinho bateu pênalti defendido por Igor.
Antes do intervalo, Léo Ferraz havia aberto o placar a favor da equipe do técnico Ariel Lanzini. Durante a etapa final, de falta, Ramon deixou tudo igual. O resultado leva o Pelotas a oito pontos após seis rodadas da primeira fase, na terceira colocação do grupo B da Divisão de Acesso. O Lobo volta a jogar no domingo, às 15h, em visita ao São Gabriel, fechando o turno.
> Ariel Lanzini lamenta tropeço: "A gente deixou de ganhar dois pontos".

Uma troca por obrigação, outra por opção
Ariel Lanzini repetiu a escalação nas três partidas anteriores em que esteve à frente do Pelotas. Desta vez, porém, foi diferente. Sem o suspenso Alysson Caucaia, o treinador interino do Lobo promoveu a estreia de Christianno, recuperado de lesão. O meio-campista formou dupla de volantes com Ramires.
Se uma alteração aconteceu por necessidade, a outra troca nasceu de uma escolha da comissão técnica. Quem vestiu a camisa 9 não foi Vitor Gonçalves, e sim Léo Ferraz. O restante da equipe não mudou em relação às vitórias sobre Bagé e Aimoré e ao empate contra o Futebol com Vida.
Hélder e Kieza acompanharam a partida das arquibancadas. O lateral-direito e o atacante, que ainda não saíram no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, viram o Lobo no mesmo 4-2-3-1 dos últimos jogos. O Lajeadense do técnico Serginho Almeida usou a mesma plataforma tática, com Ramon, atacante de origem, na lateral-direita.
Antes da bola rolar, os jogadores do Pelotas entraram em campo guiando cães abrigados no espaço dedicado aos pets na Boca do Lobo desde o começo da crise climática. A ação também é um incentivo à adoção responsável dos bichinhos.
Força pela direita
O primeiro tempo começou com os visitantes tendo maior posse. A partir do décimo minuto, porém, o Pelotas foi conseguindo mudar o rumo do jogo. O caminho ofensivo era nítido, quase sempre pela direita. As combinações entre Nicolas Ferri e Marcelinho levaram muito perigo ao Lajeadense, cujo sistema defensivo precisou afastar dois cruzamentos perigosos, um do lateral e outro do atacante.
A insistência por esse setor deu resultado aos 27 minutos. Após condução de Nicolas, Léo Ferraz mostrou oportunismo. De perna direita, bateu rasteiro e a bola entrou mansamente no gol: 1 a 0. Depois, o Alviazul reagiu e finalizou quatro vezes com perigo. O goleiro do Pelotas, Erivelton, sofreu com o “morrinho artilheiro” na pequena área e deu rebote em dois chutes de Christian. De cabeça, Matheus Mazia mandou por cima do travessão nos acréscimos.

Volta com modificação
Para o segundo tempo, o Lobo retornou com Clayton no lugar do lesionado Vitor Júnior, que em seguida apareceu mancando em direção ao banco de reservas. Já o Lajeadense, com a mudança feita no fim da etapa inicial, ficou mais ofensivo. Substituto do volante Roger, Breno é meia de origem. Assim, Júlio Cézar, posicionado no início da partida como um dos pontas, recuou para atuar ao lado de Sampson por dentro.
O cenário do jogo mudou também. O Pelotas ameaçou em finalização de Marcelinho, para fora, aos nove minutos, mas não conseguia a mesma fluidez ofensiva. Com novas movimentações, a equipe visitante passou a se defender melhor e, em chute de fora da área de Sampson, aos 23, só não aconteceu o empate porque Erivelton fez grande defesa rente à trave direita.
Substituições para reta final movimentada
A primeira alteração não forçada do Áureo-Cerúleo foi a entrada de Kriguer. O volante entrou na vaga de Ramires aos 27 minutos. Aproveitando a mesma janela de substituições, Ariel Lanzini também trocou Fauver Frank por Warlei. Mais fôlego, então, para a marcação por dentro e pelo lado esquerdo.
Só que o Lajeadense seguiu crescendo. Aos 29 minutos, Erivelton salvou o gol do zagueiro Josias, que desviou em seu contrapé após cobrança de falta. No rebote, Edson chegou batendo e a defesa azul e ouro evitou o gol em cima da linha. Em seguida, o empate que amadurecia acabou saindo. Ramon bateu falta da esquerda e acertou o ângulo do goleiro do Pelotas para fazer 1 a 1.
De novo, um pênalti
O placar parecia decidido até que Clayton tabelou com Nicolas Ferri, invadiu a área e foi derrubado. Anderson Farias marcou pênalti, o segundo a favor do Lobo nesta Série A-2. Yuri Bigode, que havia desperdiçado contra o Monsoon, não bateu. Marcelinho pegou a bola e parou em defesa do goleiro Igor aos 46 minutos.

O camisa 7 acabou substituído na sequência por Adryel, antes mesmo da cobrança do escanteio. Nos minutos finais, o Áureo-Cerúleo não teve forças para voltar a ameaçar. O fantasma dos pênaltis que atormenta o clube terminou a noite como pauta, e no encerramento do jogo alguns torcedores vaiaram muito o desfecho.
Divisão de Acesso
6ª rodada
Grupo A
Quarta-feira
Gaúcho 1 x 1 Glória
Veranópolis 3 x 1 Passo Fundo
Esportivo 3 x 1 Brasil-FAR
União Frederiquense 1 x 1 Cruzeiro
Grupo B
Quarta-feira
Bagé 2 x 1 Futebol com Vida
Inter-SM 2 x 1 São Gabriel
Quinta
Pelotas 1 x 1 Lajeadense
Sem data
Aimoré x Monsoon
7ª rodada
Grupo A
Sábado
15h | Cruzeiro x Gaúcho
Domingo
15h | Brasil-FAR x Veranópolis
Glória x Esportivo
16h | Passo Fundo x União Frederiquense
Grupo B
Sábado
15h30min | Monsoon x Inter-SM
Domingo
15h | São Gabriel x Pelotas
Futebol com Vida x Aimoré
Lajeadense x Bagé
Ficha técnica
Pelotas (1): Erivelton; Nicolas Ferri, Yuri, Heverton e Fernando Júnior; Ramires (Kriguer - 27’ 2T), Christianno, Vitor Júnior (Clayton - intervalo); Marcelinho (Adryel - 46’ 2T), Fauver Frank (Warlei - 27’ 2T) e Léo Ferraz. Técnico: Ariel Lanzini.
Lajeadense (1): Igor; Ramon (Pablo - 47’ 2T), Josias, Iago e Dimitry; Sampson (Gian Luca - 47’ 2T), Roger (Breno - 38’ 1T) e Christian; Júlio Cézar (Jhuan - 28’ 2T), Edson e Matheus Mazia (Cauã - 28’ 2T). Técnico: Serginho Almeida.
Gols: Léo Ferraz, aos 27’ 1T (P), e Ramon, aos 32’ 2T (L).
Árbitro: Anderson Farias.
Cartões amarelos: Marcelinho e Clayton (P); Ramon, Sampson, Iago e Dimitry (L).
Local: Boca do Lobo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário